quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Alergias

cada vez mais comuns ao ser humano

A alergia implica uma sensibilidade e reacção exageradas do organismo a determinadas substâncias exteriores ao ser humano. Estas podem ser derivados de alimentos ingeridos, poluição inalada, calor, entre muitos outros.

Segundo o Ayurveda, num corpo que não esteja são, em simultâneo com a criação de anti-corpos e manifestações associadas (tosse, espilros, erupções da pele, etc), resulta uma substância branca e pegajosa que se aloja e percorre várias zonas do corpo, criando barreiras à imunidade. A esta substância o Ayurveda deu o nome de ama.

O Ayurveda tem sempre presente em toda a sua filosofia, o corpo, a mente e o espírito. Assim, quando falamos em alergia referimo-nos a uma grande sensibilidade do corpo, perante a qual, este mesmo corpo deverá defender-se, implicando o sistema imunitário. Contudo, a imunidade está relacionada com o sistema nervoso, o qual é, por sua vez, comandado pelo cérebro. Aqui, situa-se a nossa mente.

Pelo Ayurveda, a mente influencia o sistema nervoso e consequentemente o sistema imunitário.

No dia-a-dia, todos vivemos momentos de ansiedade, irritações e preocupações profundas. Nestes mesmos momentos, estamos em contacto com o meio exterior, ou seja, tocamos em vários objectos, respiramos ar poluído e comemos alimentos pouco saudáveis. Esta vivência diária, traduzida pela combinação de elementos físicos e mentais conduzem o ser humano a um processo de desequilibrio, criando ama (toxinas) e desenvolvendo as ditas alergias.


Segundo a medicina ou terapia Ayurvédica, deverá existir um processo de desintoxicação do corpo e da mente que permita uma melhor defesa das agressões do meio envolvente, assim como criar-se condições para que corpo e mente voltem a viver em harmonia com a natureza.

O Ayurveda reconhece então os vários tipos de alergia e procura observar a sua origem, recorrendo aos cinco elementos da natureza (ar, éter, fogo, água e terra) agrupando-os nos respectivos doshas (vata, pitta e kapha) e percebendo qual ou quais são os mais afectados.

Após o diagnóstico, elaborado através da observação e análise de alguns aspectos mentais e físicos (pulso, língua, olhos, pele, unhas, etc), a medicina ou terapia Ayurvédica indicará um tratamento específico que a pessoa deverá seguir. Este, é normalmente, constituído por uma auto-disciplina com aplicação na rotina diária, alimentação adequada, alguns exercícios físicos e respiratórios, massagens, fitoterapia, entre outros.

O Ayurveda prima pela prevenção e auto-disciplina. Contudo, quando a alergia aparece, põe à disposição todos os conhecimentos, ensinamentos e práticas que permitem a cada individuo retornar ao seu equilíbrio natural, isto é, ao seu prakriti.

Namasté
Vera


Sem comentários: