quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

A busca de uma consciência Universal


Uma tradição com cerca de 5.000 anos – O Yoga

Quem conhece o Yoga apenas como um conjunto de técnicas (ásana ou pránáyáma) que melhoram a nossa condição física e mental, na realidade não o conhece.


Muito se pode falar sobre a definição da palavra Sâncrita – Yoga. É quase unânime falar em União, mas isso nem sequer é o mais importante, pois o Yoga não se explica, experimenta-se pela prática.

Yoga é na verdade um movimento cultural e filosófico com milénios de evolução, que nasceu e se desenvolveu na India como uma prática de desenvolvimento pessoal e de auto-conhecimento, que permite ao Homem desenvolver novos estados de consciência, na busca de uma consciência Universal – o Samádhi.

Como refere um dos meus professores, “Yoga é a metodologia baseada nos textos hindus – shastras - para conduzir ao estado de iluminação interior - samádhi”.

Yoga não é uma competição entre praticantes, nem uma prática exclusivamente física de contorcionismo. É sim uma vivência única e pessoal, um método de conhecermos o nosso interior de uma forma profunda e enriquecedora, que nos pode levar a um estado de plena realização, explorando assim todo o potencial humano.

De entre as muitas formas de transcender a condição humana, o Yoga fornece-nos um conjunto de técnicas (desenvolvidas e testadas durante milénios, por várias gerações de mestres Yogis) que nos permitem alcançar esse objectivo.

Podemos então dizer que o Yoga oferece toda a “documentação”, prática, técnica e sistemática, necessária. Só precisamos de tempo, disciplina e dedicação.

Om Namaha Shivaya
TB

Sem comentários: